Encontro regional projeta crescimento na ovinocultura

Em Salvador do Sul, atualmente, são 20 produtores e um rebanho de cerca de quatro mil ovelhas


Salvador do Sul - 04/11/2015
Palestras foram oferecidas a criadores no CTG Querência da Serra
Palestras foram oferecidas a criadores no CTG Querência da Serra - Créditos: Tiago Bald/Emater
Versatilidade da criação de ovelhas proporciona diversificação na renda
Versatilidade da criação de ovelhas proporciona diversificação na renda - Créditos: Tiago Bald/Emater
     Uma parceria da Emater/RS-Ascar com a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Salvador do Sul e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais viabilizou a realização, no último dia 27, do 1º Encontro Regional de Ovinocultura. No CTG Querência da Serra, criadores de ovelhas, extensionistas da Emater e interessados pela área estiveram reunidos para palestras, trocas de experiências, levantamento de demandas para ações futuras relativas ao tema e atividades práticas.
     Conforme o técnico agrícola Edisson Merib “Paco”, o objetivo é expandir a atividade por meio da formação de um grupo que possa dar continuidade à criação de ovelhas na região, possibilitando maior geração de renda no campo. Em Salvador do Sul, atualmente, são 20 produtores e um rebanho de cerca de quatro mil ovelhas. “Nos últimos anos tem havido um aumento do número de criadores de ovinos no Vale do Caí, com a consequente ampliação do interesse dos produtores em se qualificar, o que motivou a realização desse encontro”, assinala Merib.
     Na parte da manhã foi realizada palestra com o tema “Ovinocultura: uma importante alternativa”, ministrada pela assistente técnica regional da área de Produção Animal da Emater/RS-Ascar de Bagé, veterinária Elusa Santos de Andrade, que abordou as vantagens e a versatilidade da criação de ovelhas - que pode ser utilizada para a produção de carne, leite, lã e pele -, o planejamento de produção e os indicadores zootécnicos, entre outros. Também houve explanação sobre a “Produção intensiva de cordeiros com ênfase no processamento de carne”, com o médico veterinário Felipe Vogt, que salientou as potencialidades e as alternativas para fortalecimento do setor, a partir de sua experiência.
     À tarde, foram realizadas demonstrações sobre pastagens para ovinos e práticas de tosquia, na propriedade dos produtores Nilson e Leonardo Vier, responsáveis pela Cabanha Vier, que acumula diversos prêmios na Expointer. No local, os criadores mantém cerca de 100 animais da raça Texel, com o objetivo de comercializar ovinos puros por origem (PO) para produtores interessados em promover o melhoramento genético de seus rebanhos.
     O próximo encontro ocorrerá no dia 15 de dezembro, a partir das 14h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, quando será abordada a comercialização de carne de ovelha.
 

[Fonte:   Assessoria de Imprensa Prefeitura de Salvador do Sul]
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.