Picada Café está segundo no Estado em atendimento da educação infantil em turno integral

Pelos números apresentados pelo TCE na faixa etária de 0 a 03 anos o município tem 95,36% de suas crianças nos centros de educação infantil


Picada Café - 28/11/2015
Quatro Estações
Quatro Estações - Créditos: Foto divulgação
Quatro Estações
Quatro Estações - Créditos: Foto divulgação
     O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul tem feito estudos sistemáticos sobre o atendimento na educação infantil na rede pública de ensino. A cada ano o órgão faz um dossiê comparando número de vagas oferecidas com a demanda existente. Nessa quarta-feira, 25, o TCE explanou sobre o tema em Porto Alegre. No contexto geral, o estudo apontou que precisam ser criadas 172.075 vagas na educação infantil no Rio Grande do Sul (RS) para atender à Emenda Constitucional 59/2009 e ao Plano Nacional de Educação (PNE). Do total, 98.287 mil corresponde à necessidade de oferta em creches e 73.788 na pré-escola. Pelo que dispõe o Plano Nacional de Educação todas as crianças de 04 e 05 anos precisam estar matriculadas na pré-escola em 2016. Para as crianças de até 03 anos a meta é estar com 50% delas em creches em 2024.
      Comparadas às metas previstas pelo PNE Picada Café atende-as integralmente e com grande margem. Pelos números apresentados pelo TCE na faixa etária de 0 a 03 anos o município tem 95,36% de suas crianças nos centros de educação infantil. Há de se considerar que até os 03 anos não é obrigatório a matrícula escolar. Na pré-escola, que compreende as crianças de 04 e 05 anos, Picada Café tem 101,87% da demanda atendida. O Tribunal faz comparativos da população dessas faixas etárias, conforme censo do IBGE, e compara com as matrículas das escolas. Além de já atender o que pré dispõe o Plano Nacional de Educação no oferecimento de vagas outro dado apresentado pelo estudo coloca Picada Café em excelente qualificação. Apenas 18 municípios do Rio Grande do Sul oferecem educação infantil em tempo integral. Picada Café é um deles. Na comparação entre esses municípios Picada Café ocupa a segunda colocação no Estado, ficando atrás apenas de São Vendelino.
 
Uma política pública consolidada
     Os números tão expressivos da educação infantil de Picada Café não vem ao acaso. São fruto de uma política de prioridade em educação. A educação infantil passou a ter uma curva ascendente a partir de 2013 com investimentos maciços em infraestrutura logística, pedagógica e em recursos humanos. Quando a atual Administração Municipal assumiu o Executivo Municipal havia uma fila de espera de 99 crianças na educação infantil. Gradativamente esse número foi zerado. Desde 2014 todas as crianças têm acesso aos centros e escolas de educação infantil. Passo importante para que houvesse essa integralização de vagas foi a municipalização da Escola Amiguinho localizada no Bairro Bela Vista.
     A Fundação Assistencial, mantenedora dos Centros de Educação Infantil Joaninha e Dona Martha, conseguiu com apoio do Município ter equilíbrio financeiro acabando com o déficit. Nas duas escolas de educação infantil foram realizadas melhorias na infraestrutura. Na Amiguinho, por exemplo, houveram avanços como pintura, reformas internas, aquisição de portão eletrônico, móveis, jogos e brinquedos. Em parceria com o Círculo de Pais e Mestres adquiriu-se  tapetes para as salas, climatizou-se sala de aula e direção além de revitalização do pátio. Na Quatro Estações os problemas estruturais do prédio eram recorrentes. A escola foi construída a partir de um projeto do governo federal. Foi necessário investir em fechamento já que boa parte da área externa era aberta o que no período de inverno era muito desconfortável. O telhado passou por manutenção completa para diminuir as infiltrações. O pátio passou por drenagem. Algumas melhorias tiveram atuação decisiva do CPM. O Município adquiriu esse ano uma área anexa a escola que poderá ser usada para ampliar suas instalações.
     O investimento em recursos humanos foi outro fator determinante para que, além de espaço físico, as crianças tivessem em seus professores profissionais comprometidos e preparados para atendê-las. Foram realizados concursos públicos para contratar professores e atendentes. Com um quadro de profissionais efetivo e estável evita-se a troca anual. A coordenação pedagógica da educação infantil passou a ter um profissional exclusivo. Os espaços receberam materiais, brinquedos e utensílios para que a equipe tivesse subsídios para o seu trabalho. Enfim, há uma conjugação entre quantidade e qualidade. "Temos uma equipe comprometida e responsável. As pessoas que aqui trabalham gostam de estar nesse ambiente e se dedicam ao máximo para que as propostas educacionais sejam cumpridas", destaca a diretora da Escola Amiguinho Daniela Kuhn Lamberty. Para a prefeita Cláudia Schenkel, professora por formação, o investimento na educação de Picada Café é muito mais que um slogan publicitário. "No nosso município temos sim a educação como uma política de governo consolidada. E esse reconhecimento do Tribunal nos mostra que estamos no caminho correto", reitera.
 
Números e dados das escolas de educação infantil de Picada Café
 
Quatro Estações:
127 crianças dividas em 8 turmas
1 coordenadora pedagógica
1 secretária de escola
3 funcionárias
1 diretora
8 professores
9 atendentes educacionais
3 CIEES
 
Atendimento em Turno Integral das 6h30min às 17h30min.
Oferece as seguintes oficinas: Hora do Conto; Musicalização; Ballet; Recreação; Danças Alemãs e Língua Alemã.
Amiguinho:
 
37 crianças divididas em 2 turmas
2 professoras
2 atendentes educacionais
2 CIEES
1 funcionária
1 diretora
1 Coordenadora
1 Secretária
 
Atendimento em Turno Integral das 6h30min às 17h30min.
Oferece as seguintes oficinas: Hora do Conto; Recreação; Danças Criativas
 
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.