Saúde alerta para o combate ao mosquito da Dengue

Durante as vistorias foram recolhidos diversos materiais que podem acumular água e se tornarem potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti, além de repasse de informações e orientações sobre o tema


Salvador do Sul - 15/02/2016
Blitz educativa distribuiu folders com orientações à comunidade salvadorense
Blitz educativa distribuiu folders com orientações à comunidade salvadorense - Créditos: Foto divulgação
Durante vistorias realizadas foram recolhidos cerca de 70 pneus no município
Durante vistorias realizadas foram recolhidos cerca de 70 pneus no município - Créditos: Foto divulgação
    O Município de Salvador do Sul também se engajou na mobilização nacional contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor de graves doenças como a Dengue e o Zika Virus, no último sábado. Distribuição de materiais informativos, mutirões de limpeza e vistorias em prédios públicos e áreas particulares marcaram o dia, em iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde e Ação Social com apoio da Secretaria de Obras e da Brigada Militar.
    Durante a manhã, na Praça Municipal José Lindolpho Hummes, ocorreu uma blitz educativa, onde motoristas e pedestres foram alertados sobre os cuidados necessários em seus lares para evitar a proliferação dos insetos. Na própria praça, uma questão que segue causando preocupação é o descarte inadequado do lixo pelos frequentadores do espaço, mesmo que dezenas de lixeiras sejam disponibilizadas no local.
    Durante as vistorias realizadas em propriedades particulares, foram recolhidos cerca de 70 pneus, além da identificação de diversas outras irregularidades. “Identificamos muitos possíveis criadouros de mosquitos, o que mostra que muitas pessoas ainda não estão dando a devida atenção a essa grave questão de saúde pública”, afirma Breno Cunha, da Vigilância de Saúde da prefeitura. Conforme o servidor, as vistorias seguirão ocorrendo periodicamente nos pontos considerados de risco e também em algumas armadilhas instaladas pela cidade.
    A colaboração da população é fundamental para evitar a infestação de mosquitos e o aparecimento das doenças na região. Os cuidados para evitar acúmulo de água precisam ser redobrados. A limpeza dos vasos de flores deve ser frequente. Outro alerta é que deve ser evitado o embrulho dos vasos com plástico, para que não ocorra acumulo de água.
    Outras medidas necessárias são o fechamento de sacos plásticos, manter lixeiras tampadas, evitar o acumulo de lixo, guardar garrafas e baldes de cabeça para baixo, manter caixas d’água fechadas, manter as calhas limpas e colocar areia nos vasos de plantas.
    Entre as características mais comuns do Aedes Aegypti, estão o tamanho menor em relação ao mosquito comum, é escuro e rajado de branco, só pica as pessoas durante o dia e a fêmea fixa seus ovos nas bordas de recipientes com água parada, que, portanto, deve ser evitada ou tratada com cloro, no caso de piscinas.



 

[Fonte:   Assessoria de Imprensa Prefeitura de Salvador do Sul]
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.