Desempenho do comércio é negativo em Caxias do Sul no primeiro mês de 2016

Queda geral do comércio da cidade serrana foi de 23,90%, em relação a dezembro, e de 21,74%, em comparação com o mesmo perído do ano passado


Caxias do Sul - 08/03/2016
Varejo
Varejo - Créditos: Marcelo Matusiak
    Enquanto o comércio, de uma forma geral, fechou com queda de 23,90%, em relação a dezembro de 2015, o seguimento de Livrarias, papelarias e brinquedos, foi o único a apresentar um crescimento positivo em relação ao mês anterior, com 45,40%. Os dados de Caxias do Sul são da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, associada da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS.
    O alto percentual, no entanto, não é motivo para grandes comemorações segundo o Assessor de Economia e Estatística da CDL Caxias do Sul, Mosár Leandro Ness, já que em comparação com o mesmo período do ano passado as livrarias ainda estão com vendas 26,27% menores em 2016.
    - O desempenho do comércio em janeiro é um reflexo do momento econômico em que vivemos tanto em âmbito nacional quanto, regional e local. As dificuldades impostas ao setor privado vêm sobrecarregando as famílias e empresas. O reflexo dessa situação é uma crise profunda que se alastra por todo o tecido econômico - afirma Ness.
    Quando comparado a janeiro de 2015 o resultado do comércio é de 21,74% negativo. As atividades do ramo duro sofreram o maior prejuízo do que as do ramo mole. No mês de janeiro, comparadas com o mesmo período do ano passado "Automóveis, caminhões e autopeças novos" e "Material Elétrico" foram os seguimentos com maiores quedas em suas vendas. "Automóveis, caminhões e autopeças novos" com 41,60% e "Material Elétrico" com queda de 41,53%. Já o seguimento de "Informática e telefonia" foi o que apresentou a menor queda com 7,60%.
    No acumulado dos últimos doze meses, o setor de materiais de construção é o único que apresenta crescimento positivo, com 17,08%. No ramo mole, a variação entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016 é de 5,75% negativa e no acumulado de doze meses o crescimento negativo é de 5,60%. O segmento de "produtos químicos", embora apresente uma variação negativa entre dezembro e janeiro de 8,04%, ainda mantém desempenho positivo no acumulado do ano, contabilizando 16,14 %.
    Em relação aos empregos, no mês de janeiro os números revelaram um saldo positivo de contratações da ordem de 539, representando um acréscimo de 0,34%. Porém em um ano, o saldo continua negativo em 14.010 vagas, revelando um saldo negativo de 8,14%. O comércio de Caxias do Sul fechou janeiro com 90 vagas fechadas, uma variação negativa de 0,34%; no acumulado de 12 meses o comércio apresenta um saldo negativo de 1.223 vagas o que corresponde a uma variação negativa de 4,39%.
    Ainda segundo o economista Mosár, o setor mais penalizado continua sendo a indústria de transformação que acumula um saldo negativo de 11.041 vagas no ano.
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.