Conheça a Light Rider, 1ª motocicleta impressa em 3D
Com apenas 35 quilos e uma estrutura oca que lembra um exoesqueleto, a moto é elétrica e chega a 80 quilômetros por hora
Tecnologia - 07/07/2016

Moto foi criada com um algoritmo que permitisse que ela tivesse o menor peso possível para enfrentar as adversidades do dia a dia das ruas - Créditos: Sven Hope/AFP
No início deste ano, foi lançada a primeira motocicleta do mundo a ser produzida em uma impressora 3D. O veículo foi criado pela APWorks, uma subsidiária do grupo Airbus. De acordo com reportagem do site Billionaire, a empresa criou apenas 50 modelos e, desses, metade já foi vendida.
"Ela ronrona como um gatinho", diz Tom Enders, CEO da Airbus, logo após fazer o test drive. "A sensação de pilotar é uma explosão absoluta. A aceleração coloca um sorriso em seu rosto."
Pesando apenas 35 quilos, a Light Rider é quase um terço mais leve do que outras motos. Com um motor elétrico, o veículo alcança até 80 quilômetros por hora. Em nota, a empresa explica que a moto foi criada com um algoritmo que permitisse que ela tivesse o menor peso possível para enfrentar as adversidades do dia a dia das ruas. O resultado é uma moto que se parece mais com um exoesqueleto do que com uma máquina.
"A estrutura oca complexa e ramificada não poderia ter sido produzida utilizando tecnologias de produção convencionais, tais como moagem ou de solda", diz Joachim Zettler, CEO da Airbus APWorks GmbH.
O quadro da Light Rider foi produzido usando um sistema de impressão laser 3D que derrete milhões de partículas de liga de alumínio juntas e consiste em milhares de finas camadas.
A APWorks utilizou um material de criação própria, o Scalmalloy, para a construção da estrutura da motocicleta: uma liga de alumínio resistente à corrosão, praticamente tão forte quanto o titânio.
"Ela ronrona como um gatinho", diz Tom Enders, CEO da Airbus, logo após fazer o test drive. "A sensação de pilotar é uma explosão absoluta. A aceleração coloca um sorriso em seu rosto."
Pesando apenas 35 quilos, a Light Rider é quase um terço mais leve do que outras motos. Com um motor elétrico, o veículo alcança até 80 quilômetros por hora. Em nota, a empresa explica que a moto foi criada com um algoritmo que permitisse que ela tivesse o menor peso possível para enfrentar as adversidades do dia a dia das ruas. O resultado é uma moto que se parece mais com um exoesqueleto do que com uma máquina.
"A estrutura oca complexa e ramificada não poderia ter sido produzida utilizando tecnologias de produção convencionais, tais como moagem ou de solda", diz Joachim Zettler, CEO da Airbus APWorks GmbH.
O quadro da Light Rider foi produzido usando um sistema de impressão laser 3D que derrete milhões de partículas de liga de alumínio juntas e consiste em milhares de finas camadas.
A APWorks utilizou um material de criação própria, o Scalmalloy, para a construção da estrutura da motocicleta: uma liga de alumínio resistente à corrosão, praticamente tão forte quanto o titânio.
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