Smartphones melhoram fotos no escuro com recursos exclusivos

Apple, Asus, Lenovo e Samsung contam com tecnologias próprias que ajudam a fotografar nessas condições usando seus aparelhos


Tecnologia - 27/07/2016
Créditos: Thinkstock
     SÃO PAULO - As fabricantes de smartphones têm um objetivo em comum: melhorar as fotos dos tiradas em locais mal iluminados. Apple, Asus, Lenovo e Samsung contam com tecnologias próprias que ajudam a fotografar nessas condições usando seus aparelhos. Conheça cada uma delas a seguir.

Apple
    Os iPhones 6s e 6s Plus contam com o flash chamado True Tone. Ele tem duas luzes LED, uma branca e uma âmbar. 
    Quando ativo em uma foto, os algoritmos de pós-processamento de imagem da Apple atuam para escolher a temperatura de cores correta para a cena. 
    Os iPhones mais novos contam com a tecnologia True Tone também na tela. Ela se ilumina com o dobro da luminosidade comum para melhorar a luz ambiente quando você estiver fotografando com a câmera frontal.

Asus
    Os celulares da Asus têm uma tecnologia chamada PixelMaster, que possui um modo de cena com pouca luz. A fabricante informa que isso aumenta em 200% o contraste de cor das imagens. 
    Os aparelhos da marca utilizam uma combinação de pixels adjacentes que geram pixels mais brilhantes, sem a necessidade do flash. 

Lenovo
    Neste ano, a Lenovo fez a sua maior aposta em câmeras de smartphones com o lançamento do Moto G4 Plus. Ele tem auto foco a laser e detecção de fase. 
    A primeira tecnologia ajuda a encontrar o objeto fografado rapidamente, enquanto a segunda é a responsável pela melhoria da imagem em ambientes escuros: mais de 200 mil pixels são comparados no ato da captura da foto para que as fotografias saim com a melhor iluminação possível.
    Quando necessário, o usuário também pode ativar o flash LED duplo do Moto G4 Plus.

Samsung
    No smartphone Galaxy S7 e em sua versão edge, a Samsung colocou uma tecnologia de câmera diferente. Ela é chamada Dual-Pixel e o objetivo é capturar fotos melhores em diversas situações de uso. 
    O que acontece no Dual-Pixel é que são registrados dois fotodiodos para cada pixel, em vez de um, como ocorre em outros aparelhos. Um fotodiodo é um dispositivo semicondutor que transforma a luz em corrente elétrica e, então, forma a imagem que vemos após o clique.
    No caso específico desses dois smartphones, cada pixel das fotos se mantém isolado com a tecnologia chama ISOCELL. Com isso, a fidelidade de cores de cada fotodiodo aumenta. 
    Com abertura de f/1.7, a câmera do Galaxy S7 edge também conta com a tecnologia de auto foco com detecção de fase. 

Apps
    Para fotografar no escuro, você pode contar com o auxílio de alguns aplicativos. Dois bons exemplos são o Night Camera e o Night Vision Camera. Algumas técnicas de fotografia também ajudam a tirar fotos melhores usando os ajustes manuais da câmera do seu smartphone.
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.