Atividades na Praças da Matriz marcam Setembro Amarelo

Evento acontecerá na manhã de sábado (10) com a distribuição de laços amarelos e folhetos explicativos, mateada, atividades físicas, oficina de música com os pacientes e exposição de artesanato dos grupos do Caps


Venâncio Aires - 08/09/2016
Créditos: Foto Divulgação
     Neste sábado, 10 de setembro, das 9h ao meio-dia, Venâncio Aires celebra o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O evento que traz a campanha 'Setembro Amarelo' terá diversas atividades na Travessa São Sebastião Mártir envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Durante a manhã, haverá a distribuição de laços amarelos e folhetos explicativos, mateada, atividades físicas, oficina de música com os pacientes e exposição de artesanato dos grupos do Caps.
     De acordo com informações do Centro e Valorização da Vida (CVV), que é uma associação civil e filantrópica, sem fins lucrativos e que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio, há diferentes motivos pessoais, psicológicos e sociais que levam uma pessoa ao suicídio. Entre eles: depressão endógena, esquizofrenia, alcoolismo, dependência de drogas, distúrbios de personalidade, luto, hospitalizações frequentes, ausência de projetos de vida, desemprego e desesperança contínua e acentuada.
     Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o 8º país em número de suicídios, com aproximadamente 12 mil casos a cada ano, sendo que o número de tentativas é estimado entre dez a quinze vezes este número. Em Venâncio Aires, um estudo recente realizado por alunos do 9° ano da Escola Odila Rosa Scherer tratou do tema suicídio com a intenção de propor e discutir o assunto com a comunidade, na tentativa de buscar ajuda às famílias que tem casos semelhantes e entender o motivo. Este trabalho foi apresentado na 6ª Mostra de Trabalho Escolares na Feira do Livro e ficou em segundo lugar.
     Segundo o levantamento, 74 pessoas se suicidaram na Capital do Chimarrão de 2011 a 2015. Pelo estudo, as causas mais prováveis para que as pessoas motivem a ação contra a própria vida estão a depressão, transtornos mentais, fatores psicológicos, sociodemográficos, cultura alemã e os agrotóxicos.

188, a 'linha da vida'
    O número 188 atende 24h, todos os dias e feriados. A ligação é gratuita, pode ser feita de telefone móvel ou fixo e será enviada para qualquer posto do CVV que esteja disponível.
 
IDADE DOS SUICIDAS DO SEXO MASCULINO EM VENÂNCIO AIRES - (2011/2015)
10 a 20 anos - 02
21 a 30 anos - 06
31 a 40 anos - 07
41 a 50 anos - 14
51 a 60 anos - 14
61 a 70 - 07
71 a 80 anos - 02
81 a 90 anos - 04
Total: 74
Sexo feminino no mesmo período: 18
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.