Conmebol amplia Libertadores já em 2017

Competição será disputada de fevereiro a novembro e contará com 42 clubes


Esporte - 27/09/2016
Libertadores terá maior duração e mais clubes a partir do próximo ano
Libertadores terá maior duração e mais clubes a partir do próximo ano - Créditos: Conmebol/Divulgação
     A Conmebol anunciou nesta terça-feira mudanças no calendário do futebol sul-americano. Principal competição do continente, a Libertadores terá uma duração quase anual já a partir de 2017, indo de fevereiro a novembro. Assim, o campeão já disputará o Mundial de Clubes no mês seguinte, em dezembro.
     O novo formato já vale para o próximo ano, e a decisão sobre como será definido o estádio que receberá a partida deve acontecer no próximo domingo, em reunião do conselho da Conmebol em Bogotá, Colômbia.
     Além disso, o presidente da entidade, Alejandro Domínguez, deu a entender que a final do torneio pode ser disputada em jogo único e campo neutro."Analisando estatística de finais da Libertadores, (time) local no segundo jogou ganhou 7 de 10. Justiça esportiva exige final única em campo neutro", afirmou o mandatário, via Twitter.
    A decisão foi tomada para "harmonizar os calendários de competições com os torneios locais de cada país", explicou a entidade em comunicado."Queremos potencializar a qualidade do futebol sul-americano e impulsionar seu desempenho esportivo, isso por meio de uma estratégia integral que permita gerar e reinvestir mais dinheiro em seu desenvolvimento e promova a sustentabilidade dos clubes e das associações", continuou.
     Assim, a Libertadores passa a ser disputada em 42 semanas, contra as 27, por exemplo, deste ano. A Copa Sul-Americana começa em junho e irá até dezembro.
     O número de participantes também aumentará, dos atuais 38 clubes para 42. Quantos times representarão cada país será definido dentro de três semanas em uma reunião do Conselho da Conmebol, ex-comitê executivo, diz o jornal paraguaio ABC Color.
     O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, postou foto da reunião no qual estavam presentes o mandatário do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, e Reinaldo Carneiro Bastos, homem-forte da federação paulista (FPF).Outra novidade é que a partir do próximo ano os dez clubes da Libertadores que não avançarem para as oitavas de final terão a oportunidade de competir na Sul-Americana. E os campeões de cada torneio avançarão automaticamente à fase de grupos da principal competição continental no ano seguinte.Na semana passada, a Conmebol já havia revelado que os clubes mexicanos poderão disputar uma hipotética final da Libertadores em casa - imposição que exisita desde quando os norte-americanos foram convidados.
    "Por muito tempo os clubes tiveram que eleger entre o campeonato local e os torneios continentais, e isso afeta a qualidade de ambas as competições. A reforma permitirá melhorar o desempenho esportivo nos torneios nacionais, proteger os jogadores e além disso potencializar a qualidade de jogo nas copas continentais", afirmou Domínguez.
    "As mudanças dos torneios de clubes da Conmebol surgem de uma análise técnica e rigorosa das necessidades e características da América do Sul", continuou.
    Também há a expectativa para o aumento do dinheiro a ser distribuído entre os clubes participantes, antiga reivindicação dos brasileiros.
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.