Construção de novo Presídio deverá se concretizar em breve

Anúncio foi feito nesta sexta-feira (25) em Audiência com o Estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer


Bento Gonçalves - 25/11/2016
Créditos: Davi da Rold
Créditos: Davi da Rold
     Em audiência realizada em Bento Gonçalves na manhã desta sexta-feira (25), o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, recebeu o secretário Estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer. A audiência, a pedido do prefeito Pasin, teve por objetivo conhecer o andamento do processo de permuta de bens inservíveis do Estado para a construção do novo Presídio Estadual de Bento Gonçalves, entre outros assuntos.
     Pasin iniciou explicando a situação da atual casa prisional, localizada no centro da cidade, ao lado de residências, estabelecimentos comerciais e próximo a uma escola. Conforme o Prefeito, além da superlotação, o prédio encontra-se com problemas estruturais e causa inúmeras preocupações ao município e aos munícipes.
     Ainda de acordo com Pasin, a criminalidade cresceu muito, sabe-se que não somente no município, "mas aqui há o agravante de que ninguém mais está sendo preso, não só pelo fato de serem crimes de menor monta, mas principalmente porque não há mais espaço no atual Presídio", disse.
     Schirmer questionou o Prefeito a respeito das áreas e prédios a serem permutados para a construção do novo Presídio, possíveis investidores, avaliação e custo da obra a ser edificada, numa área de 14ha localizada na Linha Palmeiro. "Tenho conhecimento de que este é um assunto que se arrasta há algum tempo. Estamos dependendo somente da finalização da avaliação dos bens relacionados e pré-avaliados pelo município para resolver de vez este assunto. Nosso sistema prisional está um caos, é uma escola de criminalidade e temos que estancar este problema com ações de prevenção e ressocialização", enfatizou.
     A superintendente da Susepe, Marli Ane Stock, ressaltou que o Presídio Estadual de Bento Gonçalves conta atualmente com cerca de 240 detentos, além de 100 que estão sendo abrigados em outras casas prisionais - Caxias do Sul, Osório, Montenegro e Venâncio Aires - devido à superlotação.
     Outros dois assuntos levantados pelo prefeito Guilherme Pasin na audiência foram a renovação do convênio para manutenção do Policiamento Comunitário e a colocação em funcionamento do sistema de identificação de placas nos acessos ao município.
     A avaliação do Prefeito do encontro foi bastante positiva. "Saio desta reunião muito entusiasmado, pois o Secretário demonstrou interesse em conhecer a realidade de Bento Gonçalves e agilizar o andamento dos processos", frisou Pasin.
     Participaram também da audiência o procurador Geral do Município, Sidgrei Spassini, o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Vanderlei Mesquita, a diretora adjunta do Instituto de Planejamento Urbano, Melissa Gauer, o chefe de Polícia Civil do Governo do Estado, delegado Emerson Wendt e delegado de Polícia Regional da 8ª Região - Caxias do Sul, Paulo Roberto Rosa da Silva.
 
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.