Titular de órgão do Uruguai contra lavagem de dinheiro é achado morto

Corpo foi encontrado pela esposa flutuando na piscina de sua casa em Punta del Este


Internacional - 27/02/2017
Créditos: Divulgação/Governo do Uruguai
    O titular da Secretaria Nacional de Luta contra Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo do Uruguai, Carlos Díaz, morreu ontem. Seu corpo foi encontrado pela esposa flutuando na piscina de sua casa em Punta del Este.
     De acordo com informações do jornal O Globo, ele estava coordenando uma cooperação entre Uruguai e Brasil para investigar conjuntamente denúncias levantadas pela Operação Lava-Jato. Em reportagem publicada pelo jornal brasileiro no último dia 23, Díaz conta que estava disposto a ceder as instalações e os acervos do órgão que comandava para os investigadores brasileiros assim que recebesse um pedido formal de cooperação.
     Díaz assumiu o posto em 2010, durante o governo de José Mujica. Além da parceria com os procuradores brasileiros, estava na liderança da adoção de medidas para deixar o Uruguai fora da lista de paraísos fiscais. Também participou de investigações relacionadas aos "Panamá Papers", nome que se deu ao vazamento de documentos que expunham contas e correntistas de empresas offshore em paraísos fiscais.
     O chefe de polícia de Maldonado, Erode Ruiz, disse ao jornal El Observador que "a princípio tudo indica que foi algo acidental", ainda que para conhecer a causa concreta da morte será preciso esperar os resultados da perícia. Outros órgãos de imprensa uruguaios informam que a principal suspeita é de que o secretário sofreu um infarto. Ruiz ressaltou também que não havia sinais de violência no corpo ou na casa do secretário.


 
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.