Municípios se unem para debater segurança pública regional

Encontro ocorrido na última sexta-feira (3) reuniu representantes de Farroupilha, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e São Marcos


Farroupilha - 06/03/2017
Encontro segurança pública
Encontro segurança pública - Créditos: Adroir Fotógrafo/Assessoria de Imprensa
Encontro segurança pública
Encontro segurança pública - Créditos: Adroir Fotógrafo/Assessoria de Imprensa
     A Prefeitura de Farroupilha foi sede da primeira reunião intermunicipal para discutir a segurança pública como política regional. Estiveram presentes representantes de Farroupilha, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e São Marcos. O encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira, dia 3.
    A proposta, conforme o vice-prefeito de Caxias do Sul e idealizador da iniciativa, Ricardo Fabris de Abreu, é a união dos esforços por meio de um Consórcio Intermunicipal de Segurança entre os municípios componentes da Região Metropolitana da Serra Gaúcha. Segundo ele, a municipalização do serviço é o futuro para a segurança do país. "Precisamos trabalhar esta proposta de criação de uma polícia regional, por meio da criação, implantação e funcionamento das guardas municipais em cada cidade", destacou.
    Com a guarda municipal já criada por lei e em fase de estudos para a sua implantação e funcionamento no município de Farroupilha, o prefeito em exercício Pedro Pedrozo se colocou favorável à medida. "Temos total disposição para nos integrarmos a este projeto", salientou.
    O coronel José Paulo Marinho, futuro secretário de Segurança do município de Bento Gonçalves, afirmou que também está trabalhando para dar início à guarda municipal. "Estamos buscando informações em outras cidades como Caxias do Sul e Pelotas para trazer para Bento as experiências positivas das guardas municipais", comentou.
    Entre os objetivos da possível criação do Consórcio Intermunicipal de Segurança na região, conforme Fabris, estaria a uniformização do serviço, a capacidade de treinamento específico, o barateamento de materiais e equipamentos, como viaturas, coletes, armas e tecnologia e a integração dos sistemas de monitoramento das cidades.
    Durante a reunião, também foi debatido um esforço conjunto para realizar a iluminação da ERS-122.

[Fonte:   Assessoria de Imprensa Prefeitura de Farroupilha]
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.