Defesa Civil alerta para limpeza de bueiros

Resíduos de galhos, folhas e lixo podem causar o entupimento de boeiros e acumulo de água, ocasionando assim alagamentos de casas e estabelecimentos comerciais


Venâncio Aires - 16/03/2017
Créditos: Foto/Divulgação
     Depois da enxurrada que ocorreu no último domingo, 12, a Defesa Civil faz um alerta aos moradores de Venâncio Aires sobre a importância da limpeza dos bueiros.  Conforme o Coordenador Dário Martins a manutenção e limpeza dos bueiros e bocas de lobo são imprescindíveis para que em dias de grandes volumes de chuva a água consiga escoar com mais facilidade.
      O acúmulo de folhas e galhos que ocorrem nestes locais é um dos causadores de acúmulo de água e, muitas vezes, invasão da mesma em casas e comércios. "Quando ocorrem grandes volumes de chuva como domingo a falta de limpeza dos bueiros ocasiona diversos problemas. É preciso que as pessoas mantenham os bueiros livres de folhas, galhos e lixo que muitas vezes são varridos da calçada para estes locais. Precisamos da colaboração e da ajuda de toda a comunidade para mantermos nossa cidade limpa e os bueiros prontos para escoar a água quando necessário".
       Martins revela ainda que apesar de toda dificuldade financeira, a Defesa Civil vem conquistando melhorias. Atualmente 18 pessoas já fazem parte do grupo voluntariamente e o município vem realizando contatos para conseguir equipar melhor o trabalho. "Temos apenas R$400,00 para trabalhar todo este ano. Este valor é extremamente aquém do que o departamento precisa para ofertar um trabalho à comunidade. Porém é o que foi nos deixado e mais do que nunca precisamos da compreensão e da parceria para poder continuar exercendo nosso papel e assistindo os Venâncio-airenses quando for necessário", relata Martins ao lembrar que já teve um encontro com o Juíz João Goulart Borges para solicitar uma parceria com o jurídico para aquisição de equipamentos.
        A Coordenadoria está atualizando o estudo das áreas de riscos e enchentes e deve finalizar nas próximas semanas. Além disso, a Defesa fará um trabalho na região ribeirinha no segundo distrito do município. Martins disse que a finalidade é em parceria com as Secretarias de Educação e do Meio Ambiente trabalhar as questões ambientais e de educação preventiva contra estes danos.
 
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.