Instalação de semáforos sonoros facilita mobilidade de deficientes visuais e idosos

Equipamentos deverão estar funcionando já na próxima sexta-feira


Farroupilha - 29/03/2017
Créditos: Foto/Divulgação
    Quatro semáforos sonoros para pedestres estão sendo implantados nesta semana no Centro de Farroupilha. Os equipamentos fazem parte de um projeto de acessibilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação para facilitar a mobilidade dos idosos e pessoas com deficiência física e visual. Esta é a última etapa da implantação do projeto custeado pelo Fundo Municipal do Idoso orçado em R$ 240 mil e que iniciou na gestão anterior. Agora, serão instalados dois semáforos novos e adaptados outros dois já existentes.
     Em dois pontos na rua Tiradentes são instalados apenas os dispositivos sonoros nos sinais que ficam nas esquinas com as ruas Treze de Maio e Independência.
     Em outros dois locais, na rua Júlio de Castilhos, entre a Independência e Treze de Maio em frente à Associação Farroupilhense dos Deficientes Visuais (Afadev), e na rua Independência entre as ruas Marechal   Floriano e Júlio de Castilhos, serão instaladas duas sinaleiras novas, também com sinal sonoro, que serão acionadas manualmente para bloquear o trânsito de veículos e permitir a travessia dos pedestres.
     Para a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Maria da Glória Menegotto, é motivo de orgulho ter dado continuidade ao projeto iniciado na administração anterior. "Isso representa muito para os idosos e também para as pessoas que tem deficiência. Já era muito esperado e se concretizou agora. Estamos muitos felizes por poder entregar esta obra para a comunidade", destaca.
    Os dispositivos devem estar funcionando definitivamente até a sexta-feira, dia 31, o que requer atenção dos motoristas, uma vez que serão instalados em dois pontos onde não há sinaleira.
    O projeto de acessibilidade da prefeitura foi desenvolvido em conjunto com a Afadev, que indicou os pontos necessários para implantação dos semáforos. Por meio da ação, já foram implantados pisos táteis na Praça da Matriz, além de reformas e novas rampas de acesso em passeios públicos, facilitando o deslocamento de pessoas com deficiência. Conforme a secretária, a intenção é dar continuidade e ampliar o projeto de acessibilidade. Para isso, a secretaria já conta com outros R$ 160 mil em recursos que, em breve, estarão disponíveis para aplicar em mais ações como esta.

[Fonte:   Assessoria de Imprensa Prefeitura de Farroupilha]
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.