Campanha de doação de sangue aconteceu nesta terça-feira, 18

Nesta última campanha, 15 pessoas participaram da doação


Carlos Barbosa - 20/04/2017
Créditos: Foto/Divulgação
    Mensalmente a Administração Municipal realiza campanha de doação de sangue no Hemocentro Regional de Caxias do Sul, disponibilizando transporte aos doadores. Em abril, a campanha foi realizada na tarde desta terça-feira, 18, oportunidade em que 15 pessoas participaram da doação.
    A enfermeira Rosangela Ornaghi, que trabalha no Hemocentro, frisa a importância da doação de sangue, destacando que todos os tipos sanguíneos são necessários. O Hemocentro de Caxias do Sul é responsável por disponibilizar sangue para 49 municípios, dentre eles Carlos Barbosa.
    O barbosense Antenor Misturini, 58 anos, participou desta última campanha, e doa sangue a algum tempo, respeitando o período de intervalo entre as doações, de 90 dias para homens. Antenor destaca que a ação é de bem ao próximo, pois o seu sangue ajuda alguém que está necessitado. Ritieli dos Santos, 18 anos, doou pela primeira vez nesta campanha e ressalta que participou no anseio de ajudar ao próximo, sabendo que pode estar salvando vidas com este ato.
    Em cada doação são coletados de 430ml à 470ml de sangue, quantidade que pode salvar até quatro vidas. A Secretária da Saúde, Leticia Lusani, menciona que “o Município deve agir sempre como um incentivador da doação de sangue, tanto no que se refere à dispor das condições para transportar os doadores até o Hemocentro como para incutir a sensibilização e importância da doação.” E informa que a próxima campanha será realizada no sábado, 20 de maio, com saída às 7h em frente ao Centro de Saúde.
     Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, mais de 1,50m de altura e peso igual ou superior à 50kg. Além disso: não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue; não ter contraído Sífilis, Hepatite (depois dos 10 anos), doença de Chagas ou AIDS. Bebida alcoólica não pode ser ingerida nas doze horas que antecedem a doação, e também é proibido fumar duas horas antes. Pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou colocaram piercing nos últimos doze meses estão impedidas de doar. Dúvidas quanto a utilização de medicamentos e realização de vacinas podem ser esclarecidas através do 3461-8900, na Secretaria da Saúde.

[Fonte:   Assessoria de Imprensa Prefeitura de Carlos Barbosa]
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.