Prefeitura corre contra o tempo para zerar pedidos de iluminação pública

Número de pedidos de substituição de lâmpadas chega próximo a 500


Venâncio Aires - 20/04/2017
Créditos: Foto/Divulgação
     Uma das maiores demandas enfrentadas pela Administração Municipal é a iluminação pública. Imprescindível para segurança e qualidade de vida dos moradores, a iluminação é hoje o maior item das solicitações dos Venâncio-airenses. O setor de eletrificação da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, (SISP) recebe semanalmente cerca de 20 solicitações de melhorias ou troca de iluminação o que faz a lista de pedidos se aproximarem de 500 solicitações.
      O problema da falta de lâmpadas e de melhorias é antigo. Há solicitações desde meados no primeiro semestre de 2016. A nova gestão recebeu o estoque zerado e com licitação vencida e agora corre contra o tempo para iniciar o roteiro de atendimentos à comunidade. De acordo com a Pregoeira do Município, Adriana Lopes Frederich, ontem, 19, foi homologado o pregão eletrônico que tem por objetivo a aquisição de material de iluminação. O próximo passo é enviar para as empresas os contratos para assinatura e após o retorno dos mesmos, liberar o empenho e a ordem de compra. Estes procedimentos devem durar aproximadamente uns 30 dias até que o material esteja à disposição do departamento.
 
Taxa de iluminação pública
      O pagamento da contribuição de iluminação pública (CIP), anexada à conta de energia dos contribuintes, é uma taxa única no valor de R$ 10,70. De acordo com o engenheiro do setor de eletrificação, Adriano da Costa Freitas, este valor é destinado para cobrir serviços de manutenção, aquisição de materiais para o serviço de iluminação pública, máquinas e equipamentos e ainda para o pagamento da folha dos funcionários do departamento.
      O valor da taxa cobre todo o parque de luminárias na cidade, no total de 9 mil 464 pontos. A CIP serve para que o munícipe tenha o direito de usufruir da iluminação pública noturna artificial, nas ruas e logradouros públicos por onde passa e não somente próximo a sua residência.
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.