Show Palestra “Da Sociologia ao Rock” já percorreu 15 Escolas

Projeto tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento cultural e musical através de Circuito de Show Palestra, ligando os temas Sociologia e Rock


Garibaldi - 01/05/2017
Créditos: Greice Locattelli Mattiello
Créditos: Greice Locattelli Mattiello
Créditos: Greice Locattelli Mattiello
    A Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresenta o Projeto Show Palestra “Da Sociologia ao Rock: Nas trilhas do pensar”, com financiamento do Pró-cultura RS LIC (Lei de Incentivo à Cultura). O objetivo é incentivar o desenvolvimento cultural e musical através de Circuito de Show Palestra, ligando os temas Sociologia e Rock.              
    O Projeto é voltado a estudantes da rede pública estadual, das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Já foram atendidas, nos meses de março e abril, 15 diferentes Escolas, nas cidades de Araricá, Cachoeirinha, Canela, Caxias do Sul, Encantado, Feliz, Gramado, Lajeado, Muçum, Nova Pádua, Porto Alegre, São Marcos, Sapucaia do Sul e Três Coroas. No mês de maio, o Projeto ainda cumpre roteiro em outras dez escolas, de Cachoeirinha, Capão da Canoa, Cidreira, Imbé, Lagoa Vermelha, Porto Alegre, Soledade, Vacaria e Vila Maria.
     Os momentos são conduzidos por Giovanni Mattiello, cantor, compositor e escritor, Sociólogo e Mestre em Teologia. Mattiello já realizou mais de 550 palestras em cinco anos, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, atendendo escolas, Municípios, empresas e comunidades. Apresentam-se também os músicos Marcelo Peccin e Misael Dutra.
      Este projeto busca incentivar nos jovens a criatividade, o gosto musical, a capacidade de análise crítica, de questionar o mundo em que vivemos. Conforme Mattiello,  “São apresentados conceitos sociológicos que explicam ou chamam atenção para diversos aspectos de nossa sociedade e que interessam diretamente aos adolescentes e jovens, como justiça, violência, participação política, segregação social, emprego, relacionamentos, amor, sonhos e atitudes. Para cada conceito, é apresentada uma canção do Rock nacional dos anos 80, fazendo com que se promova um resgate cultural e os jovens possam aprender canções de um momento marcante do rock nacional e ainda aprender ou criar interesse pela sociologia de um modo divertido e atraente.”
     Na opinião da Vice-Diretora do Colégio Estadual São Marcos, Patrícia Camassola Tomé, que recebeu a ação no mês de março, “O projeto é excelente. Através da música, do rock, fez os alunos refletirem sobre as letras relacionando aos anos 80. Citaram diferente sociólogos ressaltando a importância da análise crítica. Este Projeto com apoio da LIC que deve ser aplaudido.”
     Para o estudante Leonardo da Rocha Pereira, 18 anos, do Instituto de Educação Estadual Rubén Darío, de Sapucaia do Sul: “"Eu sempre gostei de sociologia e juntou outra coisa que eu gosto muito que é o rock nacional, puxando para o lado político, que é o que a nossa sociedade precisa entender mais, pois é o que nós estamos vivendo hoje.  Para muitos que não entendem deu para passar uma opinião diferente que é a mesma que a minha: lutar para ser algo diferente". Do mesmo Educandário, Gabriela de Lima da Silveira, 17 anos, também deu seu depoimento: “Eu achei muito bom porque eu amo muito música, estou sempre em casa tocando violão e aí juntar a sociologia, que é uma matéria que não me agrada muito, com música foi muito mais interessante. A matéria é uma coisa maçante, mas com a música ficou mais fácil de entender".
     O patrocínio é das empresas de Garibaldi/RS, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Modelo Vidros e Nutrire. A organização está a cargo da Produtora Cultural Greice Veronese Locatelli Mattiello. O financiamento é do Governo do Estado através do Pró-cultura RS LIC, Lei n.º 13.490/10. Mais informações podem ser obtidas na Fan Page @dasociologiaaorock, comunicacao@redesul.com.br ou pelo Fone/Whats App: (54) 99174-3176.


Edição: Greice Locattelli Mattiello
 
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.