CREAS oferece serviços especializados para situações de violação de direitos

O serviço busca construir um espaço de acolhimento para indivíduos, com intuito de fortalecer vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações interpessoais


Carlos Barbosa - 04/05/2017
Créditos: Thais Cristina Formentini
     O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, que necessitam de intervenções no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
     Até o ano de 2015, o CREAS oferecia atendimentos na mesma estrutura em que funcionava o setor administrativo e de habitação da Secretaria de Assistência Social e Habitação. Porém, dada a necessidade de oferecer melhores condições nos atendimentos e privacidade aos usuários, o CREAS tem um andar próprio, na rua Ampélio Carlotto, nº 74, no Centro. No local, uma equipe técnica com psicóloga, assistente social e advogado estão a disposição da comunidade.
     No ano de 2016 o CREAS atendeu 106 mulheres vítimas de violência doméstica, e nos três primeiros meses do corrente ano, 10 mulheres foram atendidas. Porém, o número de boletins de ocorrência registrados na Delegacia é bem maior. A Secretária de Assistência Social e Habitação, Jéssica Dalcin Andrioli, frisa a necessidade de que as mulheres nestas situações busquem ajuda também no CREAS, destacando a importância do acompanhamento destes casos.

Serviços ofertados no CREAS:

     Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI): Trata-se de um serviço de apoio, orientação e acompanhamento de famílias com um ou mais de seus membros em situação de violação de direitos, para que superem a situação vivida.

    Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de medida Socioeducativa (MSE) de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços a Comunidade (PSC): Este é um serviço de apoio, orientação e acompanhamento a adolescentes e jovens que tiveram conflitos com a lei e que estão cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida (LA) ou de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).

    Serviço de Proteção Social Especial para Pessoa com Deficiência (PCD's), Idosos e suas Famílias: Este serviço é para famílias que tem pessoas com deficiência ou idosos em situação de violação de direitos. O objetivo é promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos PCD's, dos idosos, de suas famílias e de seus cuidadores.

     Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua: O serviço se destina a pessoas que estão de passagem pelo Município e que estejam usando ruas como lugar para dormir ou ficar. O CREAS acolhe, orienta e encaminha-os para seu local de origem.

    Serviço de Acolhimento Institucional: O Acolhimento Institucional acontece quando os vínculos familiares estão muito fragilizados ou rompidos e não há mais opções para reinserir na família. Esse acolhimento existe para garantir proteção integral e serve para crianças, adolescentes, idosos e até famílias.
 
    Dentre todos os serviços oferecidos, neste ano foram realizados 370 atendimentos no CREAS. O horário de atendimento do local é das 8h ao meio dia e das 13h30 às 17h30.

[Fonte:   Assessoria de Imprensa Prefeitura de Carlos Barbosa]
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.