8ª Mostra Municipal Escolar apresenta flores comestíveis

Haverá apresentação de trabalhos e receitas, com degustação de pratos como pão de hibisco, patê de brócolis e couve-flor com ora-pro-nobis, águas aromatizadas de lavanda e borragem, bolo de camomila e girassol, omelete de capuchinha e geleia de rosas


Garibaldi - 16/05/2017
Mostra de grãos e sementes em 2016
Mostra de grãos e sementes em 2016 - Créditos: Gabriele Baruffi
    As particularidades do uso das flores na culinária será o tema da Mostra Municipal Escolar deste ano. A 8a edição do evento, promovido pela Prefeitura, por meio do setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, acontece nesta quarta-feira, 17 de maio, na União de Moços Católicos.
    Haverá apresentação de trabalhos e receitas, com degustação de pratos como pão de hibisco, patê de brócolis e couve-flor com ora-pro-nobis, águas aromatizadas de lavanda e borragem, bolo de camomila e girassol, omelete de capuchinha e geleia de rosas.
    Cláudia Maffei, do setor de Educação Ambiental, explica que a apresentação à comunidade é resultado do trabalho desenvolvido desde 2016 junto às escolas e entidades, por meio do grupo de multiplicadores ambientais. "As capacitações foram realizadas de maneira interdisciplinar, ou seja, não restringimos o tema apenas às aulas de ciências", afirma ela.
    Para trabalhar o tema, os professores participaram de oficinas preparatórias sobre cultivo e colheita, valores nutricionais e cuidados no preparo, e uso culinário na prática, além de integrarem visitas técnicas a produtores de flores comestíveis. Após a mostra, será editado um livro com as receitas produzidas.
    De acordo com a secretária municipal de Educação, Simone Rosanelli Chies, o objetivo da mostra é estimular os alunos a uma alimentação mais natural e saudável. "Além das flores, há tubérculos, raízes, sementes e uma grande variedade de alimentos que podem ser usados para uma alimentação mais equilibrada", acrescenta a secretária.
    A 8ª Mostra Municipal Escolar contará com trabalhos de 11 escolas e entidades, e será realizada das 9h ao meio-dia e das 13h às 17h, com entrada franca para toda a comunidade.

Participarão as seguintes escolas e entidades:

EMEF Pedro Cattani - flor de laranjeira
EMEF Visconte de Cairu - brócolis e couve-flor
EEEF São Marcos - hibisco
IEE Irmã Teofânia - camomila e girassol
EMEF Barão do Rio Branco - capuchinha
COOPEG - calêndula
Liga Feminina de Combate ao Câncer - flores com capacidade de prevenir o câncer
EEEF Dante Grossi - rosa e dente de leão
EEEF Santo Antônio - borragem e lanterna japonesa
EMEF Madre Felicidade - lavanda
EMATER - variado
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.