Saúde da mulher no foco do debate

A primeira Conferência Municipal da Saúde da Mulher aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores e foi organizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social


Picada Café - 18/05/2017
Créditos: Marco Dieder
Créditos: Marco Dieder
Créditos: Marco Dieder
     Cerca de 50 pessoas, em sua absoluta maioria mulheres, reuniram-se na tarde da terça-feira, 16, para tratarem de um tema pertinente ao sexo feminino: a saúde da mulher e as políticas públicas de acolhimento às necessidades das mulheres. A primeira Conferência Municipal da Saúde da Mulher aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores e foi organizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. O prefeito em exercício, Marco Afonso Mallmann, foi quem abriu os trabalhos no início da tarde. Rita de Oliveira, coordenadora municipal de saúde, foi quem ordenou a sistemática da conferência.
      A abertura da conferência teve a palestra/conversa com a ginecologista Fabiana da Graça Krupa. Ela fez um rescaldo da participação da mulher na sociedade e da luta por direitos igualitários. Fabiana, com apoio da secretário de Saúde Nívia Closs Kasper, teceram comentários ainda sobre os serviços que atualmente a rede de saúde oferece e dispõe para as mulheres.
      Na última parte da Conferência as mulheres foram divididas em grupos para debaterem temas específicos e ali apresentarem propostas. Entre as sugestões surgidas estão a criação do Conselho Municipal da Mulher, a criação de espaços para troca de vivências entre as mulheres, sobretudo atentando à questão da depressão, a continuidade de grupos de discussão sobre a política de atenção à mulher, a criação de atividades específicas para a saúde da mulher e a luta pelo incentivo, por parte de entidades empregadoras, ao acesso das mulheres aos serviços de saúde, sem que haja prejuízos em relação às suas atividades e vínculos junto aos empregadores. "Foi um encontro muito produtivo. Certamente essa conferência vai ter ressonância à frente", destaca Rita.
      Ao final as mulheres elegeram duas delegadas titulares (Elisete Benke e Clarice Rohr) e duas suplentes (Ana Rita Carneiro e Adriane Marconi) que representarão Picada Café na Conferência Estadual da Saúde da Mulher que acontecerá em data a ser definida pela Regional de Saúde em Porto Alegre.
 

[Fonte:   Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Picada Café ]
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.