Avaliação psicológica e lei ambiental foram debatidos no Dia da Indústria

Temas integraram a programação do Workshop "Foco na Indústria", promovido pela Apeme


Garibaldi - 26/05/2017
Créditos: Priscila Boeira
Foco na indústria
Foco na indústria - Créditos: Priscila Boeira
    Na quinta-feira, 25, em que se comemora o Dia da Indústria, empresários da região aproveitaram para se informar sobre dois assuntos de suma importância para o setor: avaliação psicológica da equipe e legislação ambiental. O Workshop "Foco na Indústria" ocorreu na sede da Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme), de Garibaldi.
    Em um cenário cada vez mais competitivo, intenso e com horário reduzido para descanso, os testes psicológicos tornam-se diagnósticos parceiros do administrador, com a finalidade de direcionar melhor cada colaborador. "Não é para ter medo do teste, achando que ele vai tornar o funcionário inapto. Essa avaliação é orientativa. Ela também serve para traçar a personalidade e dizer como deve ser o relacionamento e o tato com o funcionário", esclarece a psicóloga pós-graduada em Psicologia Clínica, Alessandra Lussani Tedesco. A especialista citou exemplos de problemas que podem ser evitados mediante uma avaliação prévia. "A avaliação leva a entender as situações extremas como a hiperatividade ou o ritmo lento demais. Outro caso é a perda de memória momentânea. Imagine acontecer isso com um trabalhador que está em um lugar muito alto e ele não sabe o que fazer", ressaltou.
    Na segunda fase do workshop, a engenheira química, especialista em projetos para tratamento de resíduos industriais, Fabiane Bianchi Locatelli, detalhou todo o processo necessário para uma empresa produzir dentro da legalidade ambiental. As normas são aplicadas em três esferas: municipal, estadual e federal. Fabiane alertou sobre ações que podem parecer inofensivas ao meio ambiente, mas que, no entanto, são responsáveis por uma devastação do ecossistema. "Muitas vezes pensamos que a água usada na lavagem de uma pipa de vinho não causa problema algum a um rio. Na verdade, em grande quantidade, esse processo aumenta a carga orgânica, consequentemente aumenta as algas, diminui o oxigênio e mata os peixes", alertou.
    A Apeme tem parceria com a psicóloga Alessandra para realização das avaliações psicossociais obrigatórias, além de outros psicólogos cadastrados para trabalhos nas empresas, através do Projeto Polaris.
 
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.