Justiça Restaurativa estimula cultura da paz no ambiente escolar

Na última semana, um círculo foi realizado para trabalhar valores na turma do 5º ano da Escola Attílio Tosin, onde os participantes foram estimulados a refletir sobre seus sentimentos e avaliar comportamentos em sala de aula


Garibaldi - 31/05/2017
Créditos: Priscila Pilletti
Créditos: Priscila Pilletti
    Paz, amor, respeito e gratidão. Esses são alguns dos valores percebidos pelos estudantes nos Círculos de Paz, atividade que integra a Justiça Restaurativa, trabalhada pela Secretaria Municipal de Educação de Garibaldi (SMEd) desde 2013, com o objetivo central de trabalhar valores humanos em sala de aula e conduzir a resolução de conflitos por meio do diálogo.
    Os participantes da atividade são dispostos em forma circular, onde é permitida a palavra somente quando recebem o objeto definido, que percorre o círculo de mão em mão. Assim, todos são ouvidos e têm oportunidade de falar, conforme a psicóloga Renata Cimadon, que realiza o trabalho nas escolas do município. "Com esta lógica eles aprendem a respeitar o tempo do outro. E também estendemos o dom da palavra a algumas crianças mais retraídas, já que todos têm vez e têm algo a dizer", explica.
    Na última semana, um círculo foi realizado para trabalhar valores na turma do 5º ano da Escola Attílio Tosin. Todos os participantes foram estimulados a refletir sobre seus sentimentos e avaliar comportamentos em sala de aula.
    Os processos também são realizados quando ocorrem situações de conflito. "As pessoas envolvidas, sejam alunos ou pais, são convidados para um diálogo em que cada um tem seu momento de falar e se comprometer a fazer mudanças", explica a secretária municipal de Educação, Simone Rosanelli Chies. A Justiça Restaurativa visa à resolução das situações dentro da própria escola, sem a necessidade de acionar outros órgãos.
    Os profissionais da SMEd participam constantemente de capacitações sobre o tema, para a formação de multiplicadores. "É importante que profissionais de outras áreas que formam a rede de apoio escolar também iniciem formação para conduzir os círculos. A falta de diálogo é um dos problemas mais comuns em ambientes além do escolar", conclui Simone.

[Fonte:   Assessoria de Imprensa Prefeitura de Garibaldi]
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