Sociologia e Rock é apresentada à 21 municípios gaúchos

Projeto foi apresentado para 25 escolas e mais de 7 mil alunos


Garibaldi - 31/05/2017
Créditos: Foto/Divulgação
Mauricio Cardos em Soledade
Mauricio Cardos em Soledade - Créditos: Foto/Divulgação
     A Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentou o Projeto Show Palestra “Da Sociologia ao Rock: Nas trilhas do pensar”, com financiamento do Pró-cultura RS LIC (Lei de Incentivo à Cultura).Os momentos foram  conduzidos por Giovanni Mattiello, cantor, compositor e escritor, Sociólogo e Mestre em Teologia, juntamente com os músicos Marcelo Peccin e Misael Dutra.
     O objetivo foi incentivar o desenvolvimento cultural e musical, ligando os temas Sociologia e Rock. Nos meses de março, abril e maio, o Projeto atendeu 25 Escolas estaduais, de 21 Municípios do Rio Grande do Sul. Participaram cerca de 7.500 alunos das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio de Araricá, Capão da Canoa, Cachoeirinha, Canela, Caxias do Sul, Cidreira, Encantado, Feliz, Gramado, Imbé, Lagoa Vermelha, Lajeado, Muçum, Nova Pádua, Porto Alegre, São Marcos, Sapucaia do Sul, Soledade,  Três Coroas, Vacaria e Vila Maria.
    Conforme Mattiello, “Este projeto buscou incentivar nos jovens a criatividade, o gosto musical, a capacidade de análise crítica, de questionar o mundo em que vivemos. Foram apresentados conceitos sociológicos que explicam ou chamam atenção para diversos aspectos de nossa sociedade e que interessam diretamente aos adolescentes e jovens. Para cada conceito, apresentamos uma canção do Rock nacional dos anos 80, promovendo resgate cultural e criando interesse pela sociologia de um modo atraente.”
     Na opinião da Professora de Sociologia Solange Maria Bonotto, da Escola Dr. Araby Augusto Nácul, de Lagoa Vermelha: “ O nosso jovem educando está sujeito no seu dia a dia, a múltiplas influências e muitas vezes o pensar é deixado de lado. Com este projeto embalados pelo melhor da música jovem, são convidados a refletir sobre o seu país, seu futuro, suas realizações.  Neste sentido, o projeto cumpre papel fundamental nesta atividade de levar o jovem a pensar sobre a realidade de sua sociedade. A música com sua linguagem universal conseguiu fazer com que todos refletissem sobre o  momento delicado que nossa sociedade está vivendo.”.
     A aluna Raphaela Tonial, do 1º ano da mesma Escola, assistiu ao Show Palestra: “Esta palestra foi uma excelente forma de passar o verdadeiro conceito tanto da filosofia para sociologia. Com isso podemos aprender diversas coisas em um momento descontraído e diferente, debatendo a nossa sociedade atual, como devemos agir, nos questionar, reparar o mundo à nossa volta, mudar o modo  de pensar e de agir e o principal, não se adaptar. O auxílio do rock foi um meio de descontrair e ao mesmo tempo aprendermos sobre filósofos  e os sociólogos e sua importância na sociedade e nos dias atuais também.”
     O projeto foi patrocinado pelas empresas de Garibaldi: Cooperativa Vinícola Garibaldi, Modelo Vidros e Nutrire. O financiamento foi do Governo do Estado através do Pró-cultura RS LIC, Lei n.º 13.490/10. A organização ficou a cargo da Produtora Cultural Greice Veronese Locatelli Mattiello. Greice destaca que, para o segundo semestre, está em fase de captação de recursos um novo projeto chamado “O Que Ouvi de Raul: Considerações filosóficas sobre um Maluco Beleza”, também através do Pró-Cultura RS LIC. O novo projeto também beneficiará escolas públicas do Rio Grande do Sul.
     Mais informações podem ser obtidas na Fan Page @dasociologiaaorock, comunicacao@redesul.com.br ou pelo Fone/Whats App: (54) 99174-3176.
 
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.