Saída dos Estados Unidos deve ocasionar elevação da temperatura global em 0,3ºC

Estimativa foi divulgada nesta sexta-feira (02), um dia após o presidente americano Donald Trump retirar o país do acordo climático firmado em Paris


Internacional - 02/06/2017
Créditos: Foto/Divulgação
    A saída dos Estados Unidos do acordo climático de Paris pode causar uma elevação de 0,3 grau Celsius nas temperaturas globais até o final do século no pior dos casos, disse uma autoridade da Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta sexta-feira (02).
    Deon Terblanche, diretor de Departamento de Pesquisa Atmosférica e Ambiental da OMM, uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU), disse que o dado é uma estimativa, uma vez que não foi realizado ainda nenhum modelo climático para medir o impacto da decisão anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quinta-feira.
     O acordo de Paris, assinado por quase 200 países em 2015, foi concebido para limitar o aquecimento global a 2 graus ou menos até 2100, principalmente por meio de metas de corte de dióxido de carbono e outras emissões da queima de combustíveis fósseis.
     Indagado se Trump está certo ao dizer que os EUA continuarão a ser o país com a melhor postura ambiental do mundo, Terblanche respondeu que o anúncio do presidente foi complexo e que exigirá algum tempo para ser analisado.
     Trump argumentou que o rompimento dos EUA faz sentido do ponto de vista econômico e que terá um impacto mínimo no meio ambiente, mas não negou explicitamente que as emissões de carbono geradas pelas atividades humanas estão causando a mudança climática.
 
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.