Destróier americano que colidiu com cargueiro não tentou desviar
Colisão entre o contratorpedeiro 'USS Filzgerald' e um navio mercante filipino deixou sete mortos
Internacional - 27/06/2017

Créditos: Toru Hanai/Reuters
O USS Fitzgerald, navio de guerra dos Estados Unidos que bateu em um navio cargueiro em águas japonesas há dez dias, não respondeu a sinais de alerta nem adotou ações evasivas antes de uma colisão que matou sete marinheiros americanos, de acordo com um relato do incidente feito pelo comandante do cargueiro.
Investigações nos Estados Unidos e no Japão estão em andamento para determinar como o destróier de mísseis teleguiados americano e o cargueiro filipino ACX Crystal, muito maior, se chocaram ao sul da Baía de Tóquio, com tempo bom.
No primeiro relato detalhado de um dos envolvidos diretamente no acidente, o capitão do cargueiro, Ronald Advincula, disse que o ACX Crystal sinalizou piscando as luzes depois que o Fitzgerald adotou “subitamente” uma rota que cruzaria seu caminho.
O cargueiro virou com força para a direita para evitar o navio de guerra, mas atingiu o Fitzgerald à 1h40 do dia 17 (hora local), de acordo com uma cópia do relato do capitão à proprietária japonesa da embarcação, Dainichi Investment Corporation, informou a agência Reuters.
A colisão abriu uma fenda abaixo da linha de flutuação do Fitzgerald e matou sete marinheiros, a maior perda de vidas em uma embarcação da Marinha americana desde o ataque terrorista contra o USS Cole no porto de Áden, no Iêmen, em 2000. Os mortos estavam em seus beliches, e o comandante do Fitzgerald foi ferido em sua cabine, o que leva a crer que nenhum alerta de colisão iminente foi emitido. Um porta-voz da Sétima Frota da Marinha dos EUA em Yokosuka, o porto de origem do Fitzgerald, disse não poder comentar uma investigação em curso.
Investigações nos Estados Unidos e no Japão estão em andamento para determinar como o destróier de mísseis teleguiados americano e o cargueiro filipino ACX Crystal, muito maior, se chocaram ao sul da Baía de Tóquio, com tempo bom.
No primeiro relato detalhado de um dos envolvidos diretamente no acidente, o capitão do cargueiro, Ronald Advincula, disse que o ACX Crystal sinalizou piscando as luzes depois que o Fitzgerald adotou “subitamente” uma rota que cruzaria seu caminho.
O cargueiro virou com força para a direita para evitar o navio de guerra, mas atingiu o Fitzgerald à 1h40 do dia 17 (hora local), de acordo com uma cópia do relato do capitão à proprietária japonesa da embarcação, Dainichi Investment Corporation, informou a agência Reuters.
A colisão abriu uma fenda abaixo da linha de flutuação do Fitzgerald e matou sete marinheiros, a maior perda de vidas em uma embarcação da Marinha americana desde o ataque terrorista contra o USS Cole no porto de Áden, no Iêmen, em 2000. Os mortos estavam em seus beliches, e o comandante do Fitzgerald foi ferido em sua cabine, o que leva a crer que nenhum alerta de colisão iminente foi emitido. Um porta-voz da Sétima Frota da Marinha dos EUA em Yokosuka, o porto de origem do Fitzgerald, disse não poder comentar uma investigação em curso.
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:

Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Ultimas Notícias





Conecte-se para comentar:

