Projeto Roda de Conversas integra a programação do Outubro Rosa/Azul

Os meses de outubro e novembro seguem com a campanha de prevenção de câncer de mama e de próstata


Farroupilha - 17/10/2017
Os meses de outubro e novembro seguem com a campanha de prevenção de câncer de mama e de próstata. Além disso, também é abordado o câncer de colo de útero, um tipo de tumor de muita incidência entre mulheres.

Dentre os destaques da programação está o projeto Rodas de Conversas, um trabalho que surgiu em junho deste ano, através do Gabinete da Primeira Dama e da Coordenadoria da Mulher, com o objetivo de reunir profissionais de diferentes áreas para levar aos jovens adolescentes assuntos relacionados ao cotidiano. A primeira escola a receber o projeto foi o Colégio Estadual Farroupilha.

E agora, durante a programação Outubro Rosa/Azul, outras edições estão sendo realizadas em parceria com Gabinete da Primeira-Dama, Coordenadoria da Mulher, Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, Secretaria da Saúde, Conselho Municipal da Mulher, SAJU/UCS, SENAC/FARROUPILHA, Farmácia SOLIDARE, FAZBEM e PRÓ SAÚDE.
A 1ª etapa no Colégio Estadual Olga Ramos Brentano já reuniu alunos de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Eles conversaram com profissionais das áreas de Direito, Serviço Social, Medicina, Enfermagem e Farmácia.

Na 2ª etapa, que inicia nesta semana, os mesmos alunos terão a oportunidade de conversar sobre Educação e a Transformação Social, com psicólogas e ainda o depoimento de uma mãe jovem adolescente.

 Além dos alunos, o Roda de Conversas foi realizado ainda com professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vivian Maggioni. Durante o encontro pedagógico, o assunto tratado foi o câncer de mama. Essa temática se deu em função da diretora da Escola, Cladir Colussi, que está em tratamento de câncer de mama há mais de um ano. Nesse período ela tem usado o lenço na cabeça em decorrência da queda de cabelo. Durante o Roda de Conversas, todas as professoras que também usavam o lenço cor de rosa, o tiraram, assim como a diretora. Ela, mesmo ainda com pouco cabelo, deixa de usar o turbante para mostrar a evolução do tratamento e deixar o alerta para a detecção precoce do câncer.

De acordo com a Coordenadora da Mulher, Márcia Georg, foi um momento de muita emoção. “Foi um tralhado muito legal e fica o exemplo quanto a conscientização do trabalho em equipe. Durante mais de um ano a diretora está em tratamento com o total apoio dos colegas, que muitas vezes em função de quimo e radioterapia fica fragilizada e, com o apoio dos colegas, consegue manter-se ativa no trabalho. Ela e sua equipe são verdadeiros exemplos”.

[Fonte:   Assessoria de Imprensa Prefeitura de Farroupilha]
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.