“Garibaldi da Paz” abre comemorações aos 117 anos do município

Foi por meio de um ato pela paz, que alcançou até o céu do município, que foram abertas oficialmente as comemorações aos 117 anos da emancipação política de Garibaldi


Garibaldi - 21/10/2017
Foi por meio de um ato pela paz, que alcançou até o céu do município, que foram abertas oficialmente as comemorações aos 117 anos da emancipação política de Garibaldi. Cerca de 350 estudantes, além de autoridades e convidados participaram do lançamento do Hino da Paz, em frente à Igreja Matriz São Pedro.

Em busca de um ensino mais humanizado e focado em valores humanos, a Secretaria Municipal de Educação tem enfatizado, neste ano, os trabalhos de Justiça Restaurativas e círculos de paz, que buscam estimular a reflexão e aproximar os estudantes, familiares e profissionais envolvidos.

Por meio dos encontros de estudos mensais dos educadores sobre o tema, o Hino da Paz passou a ser trabalhado em sala de aula e os estudantes apresentaram a música à comunidade na manhã desta sexta-feira. Concluído o coro, centenas de balões brancos foram liberados ao céu, em uma cena que emocionou os familiares, educadores e autoridades presentes.

O promotor da Infância e Juventude de Bento Gonçalves, Élcio Resmini Meneses, articulador da Justiça Restaurativa na região, participou do evento e elogiou o desenvolvimento do trabalho no município. “Esta é uma maneira de celebrarmos a paz que todos nós buscamos. Estamos fazendo este trabalho em toda a região e agradecemos o empenho, em nome do Ministério Público”, afirmou.

Ao abrir oficialmente as comemorações de aniversário do município, o prefeito Antonio Cettolin anunciou a criação da Lei Municipal nº 5.017, como forma de garantir a efetivação das ações da “Garibaldi da Paz”, Programa Municipal de Pacificação Restaurativa, que consiste num conjunto de estratégias inspiradas nos princípios da Justiça Restaurativa, abrangendo atividades que promovem a Cultura da Paz e do Diálogo.

“Nas atividades do aniversário do município, buscamos mostrar à comunidade realizações do trabalho executado ao longo do ano, mas também queremos enfatizar esta celebração. O que diz na letra do Hino da Paz é justamente o que queremos para Garibaldi, mais respeito ao próximo e a participação de todos por um município melhor”, destacou Cettolin.

Com a abertura das festividades, toda a comunidade é convidada a participar das ações, que seguem até o dia 31 de outubro, quando o município completa 117 anos.
 

[Fonte:   Assessoria de Imprensa Prefeitura de Garibaldi]
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.